top of page
  • Foto do escritorLuki Spot

Espanha - Fuerteventura

Viagem em Novembro 2022

O que vais encontrar aqui:

1. Sobre a viagem

A nossa viagem a Fuerteventura durou cerca de um mês, durante o qual aproveitámos o teletrabalho para fugir ao frio típico de Novembro no Porto. Foi uma estadia perfeita nesta ilha próxima de África, onde a Primavera parece ser constante. Apanhámos excelentes dias de praia, mas nunca sentimos um calor abrasador. É um lugar muito tranquilo, longe de toda a agitação. De tal forma que quando regressámos à nossa vida citadina, só nos apetecia voltar para a ilha. Esperem apanhar dias de sol, por vezes acompanhados por algum vento característico, muito nudismo e muitos reformados de outros países europeus que aproveitam para passar o fim dos seus dias neste paraíso plantado no Atlântico.


2. Onde ficar em Fuerteventura

Dependendo do que procurem, a ilha tem diferentes alternativas onde ficar. Como o nosso objetivo era conhecer a ilha de norte a sul, decidimos ficar em Castillo Caleta de Fuste, uma vez que fica numa zona central que nos permitia deslocarmo-nos com relativa tranquilidade tanto para sul como para norte. Talvez por isto tenha sido o melhor sítio onde ficar em Fuerteventura.


Caleta de Fuste é uma pequena zona urbanizada com alguns aldeamentos, resorts, restaurantes, bares e supermercados. Tem uma notória presença inglesa e havia dias em que parecia que estávamos mais no Reino Unido do que em Espanha. A zona é muito tranquila e serviu perfeitamente o propósito. Importa notar que não é a zona mais bonita da ilha, nem a que oferece mais coisas para ver ou fazer. No entanto, para quem se quer desloca para cima e para baixo na ilha, é um bom campo base. Tem ainda a vantagem de estar perto do aeroporto.


Outros locais que podem valer a pena considerar, dependendo do que se procura, incluem Corralejo, Villaverde e El Cotillo. Corralejo, no norte da ilha, é uma cidade maior, com muito mais oferta em termos de restaurantes, atividades e supermercados. É também mais bonita do que Caleta de Fuste. Villaverde é uma zona interior, ideal para quem prefere o lado da montanha e quer afastar-se da vida agitada. El Cotillo foi uma agradável surpresa e, por isso, não podemos deixar de recomendar. Esta zona, com uma vibe surfista e tranquila, foi uma das que mais gostámos de visitar. Aí encontram-se restaurantes, bares e lojas com bom aspeto, mas sempre num ambiente descontraído.


3. Lugares recomendados

Fica aqui uma lista de lugares que gostámos de visitar e recomendamos adicionar ao itinerario:

  • Isla de Lobos - pequena ilha localizada a norte de Fuerteventura. Nela, encontrarão algumas praias bastante tranquilas e calmas, com um mar incrivelmente transparente e cristalino. É um autêntico paraíso. A praia que mais nos agradou foi a Playa de la Concha de Lobos, de tal forma que acabámos por ficar lá umas horas a apanhar sol. Recomendamos que visitem também El Puertito, onde encontram o único restaurante da ilha e um pequeno cais que dá para tirar umas fotografias bastante giras. Outro ponto que vale a pena visitar é Las Lagunitas, um lugar super tranquilo com vistas incríveis, como podem ver nas fotografias. Na nossa visita, como o dia já ia longo e o último barco de regresso estava quase a partir, acabámos por não conseguir dar a volta completa à ilha. Ainda assim, a menos que sejam fãs de caminhadas, os pontos principais são estes. Importante referir que a ilha é praticamente desabitada, tendo apenas um pequeno conjunto de casas ao lado do restaurante. Não há mais nenhuma opção na ilha para comprar coisas, por isso recomendamos que levem água e comida. Para chegar à ilha, é necessário comprar um bilhete de barco no porto de Corralejo, onde existem várias bancas que vendem bilhetes. É recomendável escolherem aquela com o horário que melhor se adeque a vocês. A viagem de barco custa cerca de 16€ por pessoa e dura cerca de 15 minutos. Para visitar a ilha, é preciso fazer um registo no site oficial, uma vez que é uma paisagem protegida e o número de visitas é limitado. O registo é gratuito e bastante simples, mas não sabemos se era por ser uma altura tranquila do ano ou não, não houve qualquer controlo deste registo.

  • Playa del Mal Nombre - uma das praias que mais gostamos de toda a ilha. Tem um acesso fácil de carro e é muito tranquila. A sua água azul cristalina cativou-nos mal chegámos. De um momento para o outro, fomos transportados para um local paradisíaco e com muito pouco movimento. Nesta praia, existe também um bar de apoio.

  • Águas verdes - Este é um sítio perfeito para nós. Adoramos fazer escalada nas rochas e descobrir piscinas naturais e, por isso mesmo, este spot não desiludiu. Ainda que o dia estivesse um pouco ventoso conseguimos mergulhar numa das piscinas. Vale 100% a pena parar um bocado e mergulhar nestas piscinas naturais.

  • Dunas de Corralejo - Uma zona muito gira com uma grande extensão de praia e dunas. Gostámos muito de passar o fim de tarde nas dunas e de lá ver o pôr do sol.

  • Faro de la Entallada - Este foi um dos lugares que mais nos surpreendeu. Não íamos com grande expectativa, mas decidimos fazer uma paragem aqui a caminho de casa ao final do dia. Não é fácil descrever a tranquilidade e paz que este sítio nos transmitiu. Talvez tenha sido sorte, mas quando chegámos não havia mais ninguém e o atardecer estava fantástico. O farol estava fechado, ainda assim vale a pena a visita a este sítio.

  • Playa Esmeralda - Mais uma das praias que mais gostámos para apanhar um bocado de sol e nadar. Esta é localizada na zona da Costa Calma e de fácil acesso indo de carro. Em toda a ilha, a prática de nudismo é algo bastante comum. Ainda assim, esta foi claramente a praia em que mais se via malta pelada.

  • Roque del Moro - Aqui passámos um ótimo fim de tarde. Esta zona tem também perto o Mirador de Cofete, e foi um dos locais onde parámos o carro para tirar umas fotografias ao pôr do sol na montanha. É uma vista de se perder o fôlego. Atenção que foi nesta zona que encontrámos as estradas com piores condições. É preciso cuidado ao conduzir aqui. Desde que com cuidado, vale muito a pena ir até aqui e ver a junção da montanha com a praia.

  • Punta del Loco - Este pequeno miradouro foi um dos locais onde mais gostámos de ver o pôr-do-sol. Localizado na zona de La Parede é uma atração que junta algumas pessoas ao fim da tarde para apanharem o sol a pôr-se e os surfistas a apanhar as últimas ondas do dia.

  • Playa de Tebeto - Uma praia selvagem que, devido ao vento na altura, decidimos que não valia a pena aventurarmos-nos na procura de um caminho até à praia. Esta é uma zona não vigiada e por isso é preciso algum cuidado.